Seu Direito

Direito civil

Direito Médico

Com o aumento de demandas administrativas e judicias contra profissionais de saúde, é imprescindível que estes tenham conhecimento de sua responsabilidade civil para com seus pacientes. O profissional deve agir com cautela máxima, pois seja na defesa administrativa ou judicial, o trabalho em conjunto com o advogado, desde o início da demanda, é determinante para obter o melhor resultado na defesa de seus interesses. O conhecimento prático e jurídico do Escritório Tiburcio & Cavalcanti Advogados nos permite analisar e traçar a melhor estratégia de defesa, seja em demandas movidas apenas contra o profissional da área de saúde ou até mesmo contra Clínicas e Hospitais, além de outros serviços para a área de saúde, tais como elaboração de contratos, cobrança de honorários e assessoria nas relações junto aos Planos de Saúde.

Defesa judiciais em ações de erro médico para profissionais médicos, Clínicas e Hospitais

Atualmente, é cada vez mais frequente que os profissionais de saúde, clínicas e hospitais sejam acionados judicialmente por danos que os pacientes acreditam ter sofrido em decorrência de “erro médico”. O nosso trabalho consiste, então, na elaboração de defesa, análise de documentos, prontuários, perícias, entre outros, a fim de proporcionar a melhor defesa ao médico ou instituição, a fim de evitar a sua responsabilização e, por conseguinte, obrigação de pagamento de indenizações.

Defesas administrativas no âmbito do conselho de medicina

Em paralelo as ações judicias, as denúncias no Conselho de Medicina também cresceram exponencialmente, contudo, não raros os casos, os médicos não dão a devida atenção ao processo administrativo, chegando, muitas vezes, a deixar de apresentar defesa, o que pode implicar em uma condenação pela simples inércia. Mais uma vez, o conhecimento jurídico de nosso escritório possibilitará uma melhor instrução do profissional sobre como responder ao procedimento.

Assessoria em contratos médicos

Além do auxílio na cobrança de débitos, nosso corpo jurídico trabalha também na elaboração de contratos que envolvem a atividade médica, sempre de forma clara e objetiva, a fim de evitar a ocorrência de eventuais conflitos entre os contratantes. São exemplos de contratos: o de fornecimento de materiais, prestação de serviços médicos, parcerias, entre outros.

Cobrança de honorários médicos

Muitas vezes os pacientes incorrem em inadimplência, o que demanda uma providência por parte do credor, seja o médico, clínica ou até mesmo Hospital. Assim, o trabalho do nosso escritório compreende a cobrança extrajudicial, com o envio de notificações para cobrança do crédito, podendo chegar até a cobrança pela via judicial.

Assessoria aos pacientes nas relações junto ao plano de saúde

Nosso corpo jurídico se dispõe também a auxiliar de forma colaborativa com os médicos e pacientes quando se depararem com negativas de procedimentos, tratamentos, entre outros pelo plano de saúde, instruindo quais os direitos do paciente e como deverá proceder extrajudicial ou judicialmente para obter a autorização do procedimento/tratamento pelo plano de saúde.

Constituição e assessoria de cooperativas e sociedades médicas

Em conjunto a elaboração de contratos, nosso escritório pode auxiliar na constituição e/ou assessoria de cooperativas e sociedades médicas, objetivando, como sempre, mais clareza e segurança nas relações contratuais.